sábado, 4 de julho de 2009

Tirinha Digital: sobre piedade e egoismo

Essa "historinha" eu já estava querendo contar havia um tempinho, mas acabei enrolando um pouco para produzir umas tirinhas mais ou menos aceitáveis. No fim, ficou tosqueira mesmo (não reparem!), mas a intenção é mais transmitir algumas ideias que qualquer outra coisa.

Enfim...

Parei para pensar nisso tem uns meses atrás, quando peguei um ônibus por volta das 22:30h da noite, na volta da faculdade. Um daqueles vendedores ("Eu podia estar matando, eu podia estar roubando...") entrou, e eis que se desenrola a ação...
[Recomendo que cliquem na imagem para vê-las porque, bem... sou uma total amadora]



O cara contou toda a história de vida dele. Era sofrida, não tinha como não ficar com pena. Apesar da cara de sonso...


Fui a primeira a me levantar e dar o dinheiro. Percebi que todo mundo olhou para mim e fiquei meio constrangida, por algum motivo. Mais uns três ou quatro outros passageiros fizeram a sua parte depois. Até que...


Foi irritante...
Quando o cara foi expulso, todos os que tinham colaborado começaram a dar justificativas de porque tinham o ajudado.
E eu não sabia o que dizer para integrar o grupo!
E eis a solução brilhante!
MORAL DA HISTÓRIA: "Piedade é uma coisa bastante embaraçosa." <3

Parece que vivemos numa época em que a pena se tornou algo vergonhoso, não? Admito que fiquei com um pouco embaraçada com a ideia de dizer que aquele homem havia me causado dó. Aliás, duvido quem ajudou não tenha sentido isso também.
Mas, não é engraçado que em algumas circunstâncias prefiramos dizer que ajudamos alguém por motivos egoístas ("não queria perder a hora", "tenho medo de ser assaltado") que por altruísmo puro e simples?

Hmm, volta e meia paro para pensar nisso...


Ps: todos os posts deste blog são de minha autoria e refletem opiniões inteiramente particulares. Concordou? Discordou? O botão "comentar" serve para isso.

9 comentários:

  1. Convenhamos que há um bom tempo o mundo anda de ponta-cabeça! Essa história me lembra aquela que acho que te contei, que eu tinha falado uma verdade para um casal de idosos e eles pensaram que eu estava tentando tirar vantagem. Tava na fila pra tomar a vacina pra febre amarela e atrás de mim estava uma mulher com sua filha.
    Sei é que depois de umas 2 horas, a menininha não parando quieta (não estou criticando, até porque é torturante ficar 2 horas numa fila, ainda mais pra uma menininha de 3 anos) a mãe foi distrair a menina. aí o casal de idosos me perguntou se eu tava na frente da mulher e eu disse que tava. eles me questionaram, meio que insinuando que eu queria levar vantagem sobre a menina e a mãe dela. me desmenti (ou menti) e disse que ela tava na frente.
    A mentira as vezes é mais comoda que a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Acho que ficaria melhor com os quadros todos juntos numa imagem só, mas tmb tá muito bom desse jeito (y)

    À espera de mais \o


    (esse blog tosco é o daniel, hahaha)

    ResponderExcluir
  3. Uau! Muito interessante, Vanessa!
    Adorei as tirinhas!!
    Infelizmente o que ocorre atualmente é isso mesmo, uma inversão/perda de valores e quando você ajuda alguém (pior ainda quando se esforça pra tal atitude) é visto como bobo, ingênuo, inocente e como alguém que não conhece a vida. O mal da humanidade é não acreditar mais nas pessoas. É viver no seu mundo egoísta e maldoso, onde a malícia reina e a maior arma pra enfrentá-la e ser malicioso também. Sempre sou criticada por ajudar meninos de rua, pedintes em ônibus com dinheiro (ou simplesmente por ajudar, seja no que for). Não penso que eles estão mentindo... desde o dia que um menino se aproximou e perguntou se eu tinha dinehiro, pois ele e os amigos estavam com fome. Eu era novinha e fiquei com medo (confesso). Eu tava apenas com o dinehiro da passagem pra voltar pra casa. Eu disse que não tinha e nessa hora meu dinehrio caiu no chão, da mochila, ele pegou e entregou na minha mão e disse "Não precisa ficar com medo não, tia. Eu não vou assaltar a senhora" e me entregou o dinheiro (tia? senhora? ele devia ter minha idade, ou ser até mais velho). Eu peguei o dinehiro e disse que só tinha um biscoito se servia, ele disse que sim e então, dei o biscoito pra ele. Eu ia ficar o dia todo no curso e só tinha aquele biscoito. Mas NUNCA ficar com fome o dia todo valeu tanto a pena. Assim que entreguei o biscoito pra ele, ele agradeceu e saiu correndo,gritando pros amigos "Olha o que a moça deu pra gente!" e antes de comer , deu pro amigos...(dividiu com mais umas cinco crianças). Eu me sinto envergonhda quando alguém me pede algo e eu não tenho como ajudar. Sei que tem gente que me conhece e se aproveita desse meu jeito, mas eu não me importo.
    E quando acontecer essas coisas, não fique constrangida. É uma ótima oportunidade pra você mostrar que é diferente, não tenha vergonha de ser difernte. Não é defeito, é virtude!

    ResponderExcluir
  4. Ahahahahah que gracinha suas tirinhas, Vanessa! :) Muito legais! O traço ficou muuuuito fofo..É tipo SD de Mangá num é? Acho que é SD...Esqueci o nome dele..Enfim. Eu também sou meio como você. E eu acabo tendo pena de tanta coisa que chega a ser bobo...Tsc. Mas "pagar pedágio" foi mega hilário! rs
    Beijos,
    Bianca

    ResponderExcluir
  5. hhahaha xD
    Tadinha! Mas n fique assim, vc fez a sua parte, o resto q se fod....se preocupe em fazer as parte deles ^^'

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tirinha! Até porque me identifiquei com a personagem principal, afianl sempre que posso ajudo as pessoas simplesmente por pena, entretanto, devo confessar que ultimamente tenho andado tão insensível aos anseios sociais e requerimentos por uma vida socio-econômia mais justa que tenho pensado comigo mesma: "Se fulano está com tanto problema, $$$ não é mais a solução...o melhor conselho é: se mata!" (ai que horror!)...
    Agora penso que talvez tivesse buscado um motivo torpe para a piedade ao próximo, que na atual conjuntura tem por requisito ser ocultada!
    *
    *
    Sucesso sempre, Vanessa!

    ResponderExcluir
  7. Parece que se criou uma espécie de convenção social que dita que ajudar "vagabundo" é errado, afinal o sujeito deveria estar trabalhando e não pedindo. É por isso que é preciso justificar sua atitude de suposto autruísmo. Mas não sei, talvez eu esteja errado também. =/

    ResponderExcluir